Chapada dos Veadeiros com a Família

artigo publicado em 26/05/2016



voltar

Distante 03 horas de carro da capital federal - Brasília, encontra-se um paraíso pouco explorado. A Chapada dos Veadeiros, é um destino com diversas cachoeiras, trilhas, camping e laboratório para amantes de discos voadores.  

Com tanta opção de lazer, pouco provável que você consiga ver tudo com umas duas ou até três viagens até a Chapada. Para conhecer de verdade, você tem que ir inúmeras vezes, é muito comum você encontrar pessoas que estão lá sempre que podem.

Na cidade de São Jorge você encontra, pousadas, camping, pessoas alternativas, adeptos do rastafári, amantes do reggae, famílias, casais em lua de mel, etc.... O Lugar é místico, a Chapada dos Veadeiros, atrai gente do mundo inteiro pela sua beleza e pelo seu céu estrelado de noite.

Dicas de Alimentação

Estávamos entre quatro adultos e um adolescente:

Levamos:

Quatro litros e meio de agua mineral

Dois Pães integral com requeijão e presunto

Doce de Leite

06 Bananas

05 Barra de Cereais

 

Imagem do Céu da Chapada de noite:


Chapada dos Veadeiros - Céu Estrelado


A viagem

Saímos de Brasília por volta das 06:00 horas da manhã do dia 21 de junho de 2015 (Domingo). Não dormimos na cidade de São Jorge, foi apenas um bate e volta, é possível mas não recomendo por que a viagem fica muito cansativa. 

Chegamos em São Jorge, por volta das 09:40 da manhã porque paramos muito e com isso atrasamos 40 minutos.  O Trecho entre Brasília - São Jorge, como todas as rodovias de Goiás, não tem muito o que ser ver apenas o cerrado, muito muito cerrado a perder de vista.

Não existem boas paradas até chegar lá, portanto recomendo levar algo para beber e comer dentro do carro porque você não vai encontrar nada para comprar no caminho a não ser aqueles postos de serviços com o serviço típico de lugares distantes.

A Chegada ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Ao chegar na cidade, como o nosso objetivo era uma trilha, fomos em busca do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma informação importante é que a entrada para o parque fecha muito cedo ao meio dia você não consegue mais entrar. Porque? Porque todas as trilhas você leva em média 01 hora e meia para ir e uma hora e meia para voltar.

Para entrar no parque você não paga absolutamente nada, na entrada tem guias turísticos que passam todas as informações de comportamento, além do curso obrigatório que você participa por cerca de 15 minutos. No curso tem explicações de comportamento, o que pode e o que não pode no parque.

Imagem da Entrada do Parque 


Entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

 


A Trilha

Como estávamos ali pela primeira vez, escolhemos logo a maior, mais longa e mais cansativa trilha. A Trilha Amarela, leva em média duas horas para ir e duas horas para voltar, isto porque estávamos entre quatro adultos e um adolescente, então a média de caminhada era devagar.

A trilha é maravilhosa, você realmente encontra o que foi buscar, natureza de perto, fauna e flora exercendo toda sua beleza e maestria.

Imagem da trilha - Mirante para a cachoeira:



A Recompensa 

Depois de duas horas abaixo de um sol não tão forte ainda, mas um sol que queima sua pele e sua energia, chegamos na cachoeira. A cachoeira é um brinde aos olhos e ao corpo, me senti naqueles filmes antigos do velho oeste, onde os personagens andam pelo deserto e encontram um oásis no meio do nada e saem correndo para tomar agua e refrescar-se, pois esta é a exata sensação que temos ao nos depararmos com a cachoeira. Ela é belíssima, majestosa, gigante e refrescantemente bela. Não tem quem não chegue no local e fique por mais ou menos uns 10 minutos sem fazer absolutamente nada, apenas contemplando aquela força tremenda de agua que cai no riacho gelado....... Sim meus amigos, a agua é gelada d+, não vou mentir para vocês, então se você é daqueles que não curte agua gelada para tomar banho, não vá com esta expectativa.

Mas só de estar lá e dar aquele mergulho rápido, você está renovado para voltar mais duas horas ;-)

Imagem da Recompensa


Cachoeira - Chapada dos Veadeiros

Conclusão da viagem


Viajar para a Chapada dos Veadeiros vale muito a pena. O Passeio não custa caro, existe muitas possibilidades de curtição para todos os tipos de públicos. Vá até lá para se reencontrar com a natureza e com todo o misticismo do lugar, para quem está morando em Brasília, Goiânia ou mediações é um destino quase que obrigatório. O Melhor é ir para ficar no mínimo dois dias para poder aproveitar pelo menos duas das várias cachoeiras que tem a Chapada.

Austran Sussuarana



Recomendados para você

Receba promoções em seu e-mail

Junte-se a mais de 20.000 leitores e receba preço de viagens em promoção, artigos e notícias sobre turismo alternativo.

Publicidade