Camping para iniciantes: 7 dicas para começar a acampar + BÔNUS

artigo publicado em 10/01/2017



voltar

Há dois tipos de viajantes aventureiros: o que não abre mão do conforto da cama e o que não abre mão da barraca e saco de dormir. Se você está começando ou quer começar na vida de campista, confira essas dicas que vão te ajudar a poupar grana, tempo e dor de cabeça!

 

Ninguém nasceu sabendo, diz o ditado popular. Mas acampar é uma daquelas atividades que rende muita dor de cabeça – e boas histórias – para os erros de um iniciante. Isso se não render prejuízos e coisa pior, podendo estragar a vivência que poderia ter sido totalmente diferente com algumas dicas que só a experiência traz.

No jogo dos 7 erros do campista amador, eu cometi todos. E aprendi. Pagar mais do que precisava em equipamento, ir sem ler nada sobre o local e confiar na “intuição”, ficar com uma barraca cara encostada por falta de companhia, dormir sem proteção porque não conseguia montar a barraca, acordar dolorida e indisposta porque escolhi mal o saco de dormir, ter que “levantar a barraca” no meio da noite por acampar em local inapropriado…

A lista é grande. Mas vou te poupar da “Checklist do Vexame” com essas dicas para se preparar antes de acampar pela primeira vez. Pega o lápis e a caneta aí!

Dicas para acampar pela primeira vez; camping para iniciantes


1. Escolhendo o equipamento de camping

Se você é iniciante, não gaste rios de dinheiro comprando equipamentos em excesso. Fogão ultramoderno, barraca que parece um palácio, mochila e roupas para escalar o Everest. É importante refletir se você vai acampar em grupo ou sozinho. Se é sempre em grupo, certifique-se que seu grupo está no mesmo ânimo que você e vai continuar acampando. Se for para parar na primeira experiência, você vai ficar com um monte de equipamento caro encostado em casa e um prejuízo desnecessário na conta.

 

2. Escolhendo a melhor barraca

Ainda na linha anterior, pense primeiro se você vai dividir a barraca ou utilizar sozinho. Se vai dividir, considere com quantas pessoas gostaria de fazer isso e o tipo de lugares onde vão acampar. Uma barraca muito grande ocupa mais espaço, usa mais utensílios e, por isso, é mais pesada. Pode ser um entrave carregar essa barraca se pretende acampar em locais que obriguem a fazer uma caminhada considerável em terrenos não muito amigáveis.

Se for usar sozinho, recomendo escolher uma barraca de dois lugares do mesmo jeito. Assim, você terá espaço para guardar suas coisas no interior da barraca e ainda poder separar a roupa suja – ao invés de dormir em cima dela.

Terceiro ponto importante: escolha um material que aguente chuva pesada! Por mais que você cheque a previsão do tempo, é melhor prevenir que remediar. Aliás, pode não ter chance de remediar se ficar sem barraca no meio do nada de madrugada.
 

dicas camping; acampar pela primeira vez


3. Conhecendo o terreno antes de acampar

Existem diferentes tipos de camping, mas para todos eles é importante se informar sobre o terreno, as regras e condições antes. Se vai acampar num festival, veja quais são as regras da área disponível e o que você pode e não pode levar. Se vai acapar num Parque de Campismo, verifique as instalações do parque, se tem banheiro, se tem energia elétrica na área, se é preciso agendar com antecedência (e quanta antecedência). Se quer fazer campismo selvagem, sempre certifique antes quais áreas são permitidas pelo governo local. Em alguns países, campismo selvagem é crime. Em outros, é legal em determinadas áreas, enquanto outras podem acabar em multa ou até prisão. Convém checar as regras e o material que cada espaço demanda.

 

4. Teste o equipamento em casa

Não deixe para descobrir na hora se tudo está funcionando, isso pode te deixar em maus lençóis. Se a barraca é nova ou ainda não tem muita experiência, monte no quintal primeiro. Se vai levar um fogãozinho portátil, verifique o gás, os canos, os botões, tudo que tiver de ver.

 

5. Não conte só com as fogueiras

Claro que fogueiras são aquela parte superesperadas do acampamento, mas não fique só por elas. Um erro clássico de iniciante é esquecer lanterna ou levar lanterninha “decorativa” achando que vai poder contar com a fogueira e a luz da lua. NÃO SEJA ESSA PESSOA. Vá prevenido. Se chover e você ficar no escuro, não diga que não te avisei. Se perder algo e a luz da lua não ajudar a achar, você vai chorar lembrando desse texto!
 

cozinhar no acampamento; camping iniciantes; dicas; fogueira acampamento


6. Comidas acessíveis e fáceis de preparar

Não dá para pedir pizza ali, então sejamos razoáveis. Nunca vi nada mais verídico que a frase: campista de primeira viagem adora fazer churrasco no meio do nada. Não que não seja possível, apenas pode não ser a melhor pedida dependendo de onde montou sua barraca. Se você não faz a linha “estudante”, que leva dez quilos de alimentos enlatados prontos para jogar na panela e comer em 10 minutos, pode optar por fazer a refeição caseira e congelar em potes para levar ao acampamento. Saudável, prático e gostoso! Ninguém passa fome e nem fica sem forças para as atividades do outro dia!

 

7. Checklist antes de partir para o camping

Tem memória ruim? Faz uma checklist! Tem memória boa? Faz uma checklist! Não importa, simplesmente faça uma checklist. Melhor prevenir que remediar, já falei ali em cima. Sempre fica algo para trás, então prepare a checklist com dias de antecedência e verifique horas antes de sair para poder rearranjar seja lá o que estiver faltando. Não esqueça de adicionar chinelos nela! Campistas nunca esquecem das botas, mas geralmente só lembram dos chinelos quando querem descansar ou precisam encarar o banheiro público e… adivinha?! Pois é. Faça a checklist.

 

Essas são as sete dicas que aprendi da pior forma possível. Elenquei uma por uma para prevenir você a não cair nessa furada e aproveitar melhor o acampamento. Antes de finalizar o texto, fica aqui uma dica bônus de material útil que vale sempre a pena levar em acampamento:

  • Kit de primeiros-socorros
  • Fita isolante e/ou dupla-face
  • Toalha extra
  • Capa de chuva e/ou guarda-chuva
  • Papel higiênico (nunca se sabe…!)
  • Sacos de lixo
  • Baralho, dados ou outros jogos práticos

 

Curtiu? Então reforça o guia e compartilha com os amigos desprevenidos ;)



Recomendados para você

Receba promoções em seu e-mail

Junte-se a mais de 20.000 leitores e receba preço de viagens em promoção, artigos e notícias sobre turismo alternativo.

Publicidade